terça-feira, 7 de junho de 2011

Quem sou eu e por que desde Blog

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Universidade Gama Filho - SP. CREA – BA50620.


Mesmo antes da graduação como Engenheiro Civil, já havia começado meus estudos e pesquisas na área de Segurança do Trabalho. Comecei a gostar e me interessar pela temática da Saúde e Segurança no ambiente do trabalho a partir da disciplina Fundamentos da Engenharia de Segurança do Trabalho constante da grade curricular do curso de graduação em Engenharia Civil, ministrado pelo grande mestre Carlos Eduardo.


Realizei durante o período de especialização os cursos em NR-10 (SGC Engenharia), NR-18 (PPCI), Sistema de Gestão Integrada SGI(SENAC -SP ), Segurança em Plataforma de Petróleo (Coomar Salvador) e  aprendi na prática a elaborar Laudos Técnicos quando trabalhei por cinco anos na empresa de Consultoria Prot & Seg em Salvador na Bahia.


Atualmente, sou Coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da JGA Engenharia, e presto assessoria em: PPRA, PCMAT, PPP, LTCAT, Mapas de Risco, elaboração de treinamentos para CIPA, Brigada de Incêndio, Primeiros Socorros e Ergonomia além de assessorar nas etapas de elaboração de Laudos Técnicos (Ruído, Vibração, Poeira, Gases/Vapores e Altas/Baixas temperaturas). Membro da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais desde fevereiro de 2011 e estudando para me tornar Perito Judicial do Trabalho.


Objetivos do Blog:


No ranking internacional de acidentes, conforme dados divulgados anualmente pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), há informações importantes sobre o mundo do trabalho dos países que têm enviado periodicamente à entidade informações sobre sua população trabalhadora. Infelizmente este não é o caso do Brasil, que desde o ano 2000, não mais envia à sede da OIT, em Genebra, os seus números de acidentes de trabalho. Outros dados continuam sendo enviados pelo governo brasileiro e divulgados no Anuário Estatístico do Trabalho da OIT (Yearbook of Labor Statistics) tais como nível de emprego e desemprego, remuneração, horas de trabalho, greves, entre outros. Porém, os registros de acidentalidade não foram mais fornecidos e, por isso, foram mantidos desatualizados por falta de informações. Essa atitude demonstra descaso com as questões de Saúde e Segurança do Trabalho.



De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, todos os anos, cerca de 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo, além de 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais. Sobre as mortes, a OIT aponta mais de 2 milhões relacionadas ao trabalho: 1.574.000 por doenças, 355.000 por acidentes e 158.000 por acidentes de trajeto (fonte: Anuário Estatístico da Organização Internacional do Trabalho (OIT) 2009).



Embora existam inúmeras leis e Normas Regulamentadoras (NR`s) que visam controlar e disciplinar as ações preventivas e corretivas no ambiente de trabalho para proteger a Saúde e Segurança do trabalhador e do Meio Ambiente, o que se observa é que o cumprimento das mesmas não é feito de maneira eficaz. Falta principalmente controle e fiscalização dessas Normas e Leis, onde verifica-se apenas e/ou principalmente a atuação dos órgãos competentes quando há denúncias de irregularidades.  



Pensar em Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente de forma correta, significa elaborar e tomar medidas corretivas e ações em conjunto, nas esferas Governamental (Fiscalização e correta aplicação das Leis), Empresarial (cobrar e fiscalizar de seus empregados as medidas preventivas adequadas) e do próprio empregado (este deve ser responsável por todas as suas atitudes no âmbito de trabalho, estar aberto a participar de treinamentos e cumprir ordens de superiores e profissionais competentes quanto às ações e uso correto de equipamentos de proteção, fiscalizar e informar ao empregador as irregularidades de que tiver conhecimento e denunciar aos órgãos competentes em caso de negligência à segurança por parte do empregador).



O Blog do Trabalho Seguro tem por objetivos informar aos profissionais da área, aos estudantes, ao trabalhador e ao público em geral sobre Leis (Trabalhistas, Ambientais, Previdenciária, Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, dentre outras) que regulam a temática a respeito do tema. Programas e documentos que estão contemplados nas Normas Regulamentadoras e devem ser implantados nas empresas também serão abordados continuamente no blog.  


Tentaremos também, por meio de dados estatísticos, notícias, eventos e exemplos, conscientizar o trabalhador da importância de suas atitudes e medidas de proteção e segurança, seja no âmbito de trabalho ou na fiscalização e denúncia para a correta aplicação das Leis, para preservação da própria saúde, do meio ambiente e da coletividade, sim, pois atitudes e atos inseguros podem prejudicar companheiros de trabalho e a população no entorno de seu local de trabalho.


Participe, interaja e deixe também comentários. Interações e dicas de profissionais da área são muito bem vindas neste blog, bem como a participação do público em geral que tenha dúvidas e/ou se interesse pelo tema abordado.



“Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea. Grandes coisas acontecem quando nos dispomos a sair de nossa zona de conforto." (Allan Kardec)