segunda-feira, 4 de julho de 2011

Acidentes de Trabalho: Procedimentos para Investigação.

1. OBJETIVO



O objetivo deste procedimento é descrever detalhadamente os passos necessários para se realizar uma Investigação de incidente/Acidente.

2. DEFINIÇÕES


Acidente: É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho à serviço da empresa (dentro ou fora dos limites da empresa), provocando lesão corporal, perturbação funcional, morte perda ou redução permanente ou temporária da capacidade de trabalho.

Incidente: É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho à serviço da empresa (dentro ou fora dos limites da empresa), envolvendo apenas danos materiais.

Ato Inseguro: Comportamento errado da pessoa que o cometeu. Exemplos:




− Não usar EPI's
− Não seguir as práticas seguras de cada área de trabalho
− Não obedecer aos avisos de segurança
− Desatenção ao trabalho
− Fumar em local proibido
− Remoção de dispositivos de segurança de máquinas e equipamentos
− Colocar as mãos em máquinas em movimento
− Dirigir empilhadeiras acima da velocidade máxima permitida
− Dirigir empilhadeiras sem estar devidamente habilitado
− Subir em máquinas, produtos ou usar empilhamentos de caixas ao invés de uma escada
− Levantamento de carga imprópria
− Permanecer embaixo de cargas suspensas
Condição Insegura: Falhas nas condições de trabalho. Exemplos:
− Falta de proteção mecânica nas máquinas
− Falta de treinamento
− Equipamentos de Combate a Incêndio e Saídas de Emergência obstruídos
− Empilhadeiras sem condições ideais de funcionamento (sem freio, sem buzina, sem extintor, etc.)
− Falta de sinalização de segurança
− Máquinas com defeitos
− Iluminação deficiente
− Falta de arrumação e limpeza do local de trabalho


3. PROCEDIMENTO


Uma investigação de acidente/incidente é uma compilação de dados e informações obtidas através do exame detalhado de um acidente/incidente.
É responsabilidade do Gerente da Área coordenar a Investigação de Acidente/Incidente, convocando todas as pessoas necessárias, coletando todas as informações necessárias e preenchendo da maneira mais
completa e correta possível o Comunicado Interno de Incidente/Acidente (parte referente à investigação) que se encontra em anexo.

Durante a investigação do acidente, deve-se tomar alguns cuidados básicos:

− Faça com que o acidentado se sinta à vontade
− Se possível, conduza a investigação no local do acidente
− Permita que acidentado descreva a sua versão do acidente (Não interrompa a sua descrição)
− Pergunte tudo o que for necessário
− Repita a versão do acidentado para checar que você a entendeu
− Termine a investigação com um comentário positivo, discutindo possíveis planos de ação.


Toda investigação de acidente deve ser realizada o mais rapidamente possível, para se aproveitar que os detalhes estão “claros” na memória. Recomenda-se um prazo máximo de 72 horas (para finais de semana).

Observação: Todo Acidente deve ser reportado (via telefone, correio eletrônico, etc.) ao Gerente de Operações e ao Gerente de Planta até no máximo 24 horas depois de sucedido.

4. DESCRIÇÃO DO INCIDENTE/ACIDENTE


Deve-se tentar descrever o incidente/acidente da maneira mais precisa possível, indicando QUEM, O QUE, COMO, QUANDO e ONDE. A descrição do acidente/incidente “NÃO é uma simples repetição do que foi dito pelo acidentado”.

Deve-se descrever também os tipos de ferramentas ou equipamentos, materiais e produtos químicos envolvidos.

5. CAUSAS BÁSICAS


As causas básicas são definidas como a origem dos incidente/acidentes. É também o ponto que deve ser eliminado para que se possa evitar a repetição do mesmo tipo de incidente/acidente. As causas básicas mais comuns são descritas abaixo:

a) Falta de Conhecimento ou Treinamento Inadequado:

O funcionário não tem a habilidade ou conhecimento para executar o trabalho com segurança.

Exemplos:

− Pessoa dirigindo empilhadeira sem ter recebido treinamento − Pessoa operando máquinas sem ter sido treinada.

b) Cargo Inadequado do Funcionário:

O funcionário não é capaz de fazer o trabalho com segurança por faltar-lhe condições físicas ou emocionais. Exemplo:

− Operador de empilhadeira com problemas auditivos ou visuais
− Pessoa com problemas de coluna levantando carga excessiva

c) Práticas Seguras Não Cumpridas:

As práticas seguras existem mas não são seguidas. Exemplos:

− Colocar as mãos em máquinas em movimento
− Fumar em local com sinalização de Proibido Fumar

d) Projeto Inadequado (Engenharia):

O projeto de um equipamento ou área de trabalho não considerou itens de segurança ou fatores humanos (ergonômicos). Exemplos:

− Guardas de proteção inadequadas ou ausentes
− O funcionário torceu o pé pois tem que descer a cada minuto um degrau de 50 cm.

e) EPI Inadequado:

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) não foram fornecidos ou são inadequados. Exemplos:

− Luvas de pano para manusear produtos corrosivos
− Capacetes de alumínio para eletricistas

f) Inspeção/Manutenção Inadequada:

Equipamentos críticos ou de proteção não são bem mantidos ou as inspeções são ineficazes.

Exemplos:

− Guardas de proteção em estado precário
− Empilhadeiras sem freio
− Máquinas com fios elétricos descascados

g) Compra Inadequada ou Inferior:

Não existe um sistema para assegurar que os equipamentos/materiais comprados cumpram sua função com segurança. Exemplos:

− Cabos de aço de qualidade inferior quebraram e causaram um ferimento no pé de um funcionário.

h) Recompensa Inadequada (Incentivar Insegurança):

O sistema de recompensa e reconhecimento não incentiva formas seguras de trabalho.

Exemplos:

− O funcionário estava com pressa de terminar uma manutenção e acabou se machucando com uma ferramenta.

i) Método Inseguro:

O procedimento adotado como correto mostra uma falha que pode levar a incidentes/acidentes.

Exemplos:

− O procedimento indica o uso de uma chave de boca e o funcionário se machuca ao utilizá-la; a chave mais segura para aquele tipo de trabalho seria uma chave estrela.

Um comentário:

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